História do Segundo Cartório

Localização

Localizado na “Capital da Música”
R. Cel. Aureliano de Camargo 553 – CEP 18.270-170 – Tatuí/SP

Instalações

24

10

17

5

Segundo Tabelião de Notas e de Protesto de Letras e Títulos de Tatuí-SP

Fundado em 09 de maio de 1893 como Segundo Cartório de Notas e Ofício de Justiça.

No transcurso de mais de um século de existência, foram pela ordem, seus tabeliães os ilustres cidadãos: João Baptista Pereira de Almeida, Martiniano José Soares, Cel. Lúcio Seabra, Cel. Firmo Vieira de Camargo, Antonio Pereira Fiúza, Manoel Vieira de Camargo, Acácio Vieira de Camargo, Luiz Augusto Freire, Osvaldo Oliveira da Porciúncula, Benedito Rubiano, João Carlos Martins.

Atualmente, o Bacharel em Direito Luiz Carlos Aronchi, é Delegado Titular do cargo, para o qual foi nomeado em 18 de fevereiro de 1991, na vaga decorrente da aposentadoria de Manoel Vieira de Camargo, aprovado em concurso público promovido pelo Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Isto significa legalmente que o penúltimo titular do cargo de Tabelião, deste Segundo Cartório, foi Manoel Vieira de Camargo.

Os demais que lhe sucederam, foram os que eram conhecidos por Tabelião Interino, isto é, temporário, não titular do cargo.

Já no ano de sua posse, o Delegado Titular Luiz Carlos Aronchi, foi pioneiro iniciando a informatização dos serviços cartorários na Comarca de Tatuí-SP. Hoje a informatização destes serviços está em rede. O Segundo Tabelionato é associado ao IRIB e Colégio Notarial do Brasil, bem como está inserido no programa nacional Cartório 24 horas.

Em 08 de março de 2001, foi anexada ao então Segundo Tabelião de Notas, a especialidade de Protesto de Letras e Títulos.

Nos meses pares, também o Segundo Tabelião de Notas e de Protesto de Letras e Títulos, é responsável pelo serviço de Distribuição de Letras e Títulos para Protesto, cujo Serviço de Distribuição funciona de segunda a sexta-feira, das 9 as 15 horas, à Rua 13 de Maio, 435 Centro, fone 15xx3251-4608.

Assim, atualmente, sua denominação é Segundo Tabelião de Notas e de Protesto de Letras e Títulos.

Assessorando o Tabelião Bacharel em Direito Luiz Carlos Aronchi, encontram-se os seguintes funcionários: Substituto do Tabelião José Roberto Martins, prepostos Fabrício Paes Mohring Caldana, Fernanda Fátima Oliveira Paulo, Simone Araújo de Oliveira, Adilson Pinto, Eliseu José de Almeida, Alecsandro Alves Farias, André Isidoro de Mello, Marco Antonio Aronchi, Fabio Amancio Fragoso Camargo, José Carlos Bernardo Junior, Anderson Augusto Hanyi Trevisan e Ronaldo Almeida Camargo.

Todos à sua disposição e competentes, para orientarem seus negócios imobiliários. Falem conosco gratuitamente. Conheça-nos na galeria de fotos.

O Segundo Tabelião de Notas e de Protesto de Letras e Títulos está funcionando no horário das 9 às 17 horas, sem interrupção no almoço, de segunda a sexta-feira, à Rua Cel. Aureliano de Camargo, nº 553, Centro, Tatuí-SP, fones 15 3251-1315 e fone/fax 15 3251-8116, estes dois para o Tabelionato de Notas e 15 3251-8677 para o Protesto.

E-mail: contato@cartoriotatui.com.br.

Em 2010 quando comemoramos nossos 117 anos de existência, nos lançamos também aqui no mundo virtual. Nosso site é www.cartoriotatui.com.br.

Naveguem a vontade. Usem de todas as informações. Falem conosco e sirvam da plenitude atual de nossos serviços. Fazemos o melhor para facilitar a vida de nosso maior patrimônio: você, nosso cliente.

Obrigado.

(Dados históricos deste texto foram extraídos do livro Memórias de Tatuí, nossa terra, nossa gente, nosso folclore, páginas 130/131, editado em 1997 pela Editora João Scortecci, de autoria do eminente historiador tatuiano Renato Ferreira de Camargo.)